sábado, 18 de agosto de 2007

Leixões-Benfica: minuto a minuto

Análise final - Com uma ponta final de loucos, o encontro desta 1.ª jornada mostrou que o Benfica ainda está longe de ser uma equipa mandona no jogo. A segunda parte foi mais conseguida, com a equipa de Fernando Santos a criar mais oportunidades de golo mas nem Cardozo nem, principalmente, Bergessio almejaram marcar, apesar do dianteiro argentino ter tido nos pés duas das melhores ocasiões de golo do encontro. Já o Leixões mostrou que será uma equipa de trabalho durante todo o campeonato, tendo uma base bastante jovem em que Paulo Machado, Pedro Cervantes e Vieirinha são os maestros. Os actuais campeões da Liga de Honra conseguiram fechar os caminhos para a sua baliza na primeira parte e, apesar de terem sofrido uma pressão mais intensa na etapa complementar, nunca chegaram a ser sufocados pelo adversário, que só muito perto do final do jogo conseguiu chegar à vantagem que procurava. O tento do empate surgiu já em tempo de compensação, um pouco a castigar a desatenção da defesa encarnada.
Mais uma vez, e no seguimento do que se tem verificado nas últimas épocas, o Benfica volta a tropeçar na estreia da Liga, perdendo já dois pontos para os mais directos adversários que venceram os respectivos jogos.

22.57 - Terminou o jogo no Estádio do Bessa com um empate a uma bola.

22.55 - GOLO DO LEIXÕES. A defesa encarnada facilitou dentro da área ao não tirar a bola de forma lesta. Nwoko aproveitou e rematou para o fundo da baliza de Quim repondo a igualdade no marcador, para delírio dos adeptos.

22.55 - Cartão amarelo para Rui Costa (Benfica).

22.54 - Substituição no Benfica. Sai Nuno Assis e entra Andrés Diaz.

22.53 - Resposta do Leixões foi pronta. Em contra-ataque, Teles Schultz rematou forte e cruzado para defesa de Quim.

22.51 - GOLO DO BENFICA. No seguimento de um canto marcado na direita, Petit abriu o marcador com um cabeceamento sem oposição. Antes, Bergessio falhou mais uma excelente oportunidade, ao cabecear no coração da área, tendo um defesa leixonense cortado para canto.

22.46 - Substituição no Leixões. Carlos Brito esgota as opções ao fazer entrar Hugo Morais para o lugar de Pedro Cervantes.

22.45 - Excelente oportunidade para o Benfica. Bergessio ganha um espaço à entrada da área do Leixões mas remata por cima.

22.42 - Grande remate de Rui Costa para a defesa da noite de Beto. Canto para o Benfica.

22.41 - Substituição no Leixões. Sai Roberto e entra Tales Schultz.

22.39 - Cruzamento de Nélson para Fábio Coentrão que fez um centro traiçoeiro, que só não deu golo porque a bola foi cortada quase em cima da linha de golo por um defensor do Leixões.

22.36 - Livre apontado por Óscar Cardozo. A bola passa apenas um pouco acima da trave da baliza defendida por Beto.

22.35 - Substituição no Leixões. Entra Nwoko para o lugar de Jorge Gonçalves.

22.33 - Substituição no Benfica. Sai Luís Filipe e entra Fábio Coentrão. Fernando Santos quer dar mais velocidade ao ataque.

22.30 - Cartão amarelo para Nuno Assis (Benfica), por falta cometida sobre Roberto.

22.23 - Nuno Gomes saiu, aparentemente, sem queixas, não se sabendo se a alteração terá sido forçada por problemas físicos. Ainda assim, o esquema táctico do Benfica mantém-se inalterado.

22.20 - Cartão amarelo para Roberto (Leixões).

22.18 - Substituição no Benfica. Fernando Santos será o primeiro a mexer na equipa. Vai entrar Bergessio para o lugar de Nuno Gomes.

22.09 - Ambos os técnicos colocam jogadores em aquecimento por trás das respectivas balizas.

22.08 - As duas equipas regressam ao relvado sem alterações. Começou a segunda parte no Estádio do Bessa.

Intervalo - Aceita-se o empate, tendo em conta que nenhuma das duas equipas mostrou grande apetência para visar a baliza contrária. De qualquer forma, coube aos anfitriões as melhores ocasiões de golo e sempre em remates de meia distância, primeiro por Roberto, depois por Paulo Machado e o último da autoria de Vieirinha. Já o Benfica, que até começou bem o encontro, não conseguiu assustar Beto, tendo apenas construído um lance digno de registo, aos 13', concluído por Nuno Gomes mas que não valeu porque este estava em fora-de-jogo. Arbitragem tranquila de Jorge Sousa até ao momento.

21.50 - Termina a 1.ª parte com o resultado a manter-se no o-o inicial.

21.48 - Jorge Sousa concede 1 minuto de tempo extra na primeira parte.

21.45 - Os últimos dez minutos do jogo têm sido apenas mornos, com o Benfica a tomar conta das operações, mas sem resultados práticos. Os encarnados demonstram pouca profundidade, ao passo que o Leixões apenas reage a espaços com contra-ataques rápidos pelas alas.

21.34 - Lance de ataque do Leixões. Primeira tentativa frustrada com soco de Quim. Vieirinha, na ressaca remata em arco com a a bola a passar perto da trave da baliza do Benfica.

21.32 - Remate de longe de Paulo Machado para mais uma defesa apertada de Quim. O Leixões opta por surpreender na meia distância, já que denota bastantes dificuldades para penetrar na defesa do Benfica.

21.27 - Grande defesa de Quim a remate de Roberto. Canto a favor do Leixões.

21.26 - Óscar Cardozo e Nuno Gomes mostram já bom entendimento, ainda que o avançado que veio do Newell's Old Boys esteja a mostrar-se um pouco cerimonioso na hora de rematar à baliza.

21.22 - Benfica começa a superiorizar-se ao Leixões, principalmente no que concerne ao tempo de posse de bola. Rui Costa, Nuno Gomes e Nuno Assis fazem as despesas atacantes, com Cardozo a servir de ponto de referência na área. Bom remate de Rui Costa, após trabalho do avançado paraguaio.

21.18 - No "duelo" dos bancos, Carlos Brito é o mais activo, permancendo de pé e não se cansando de dar indicações. Já Fernando Santos mantém-se sentado e na expectativa. Os adeptos do Leixões vão fazendo a festa, nomeadamente a claque "Máfia Vermelha", que ocupa o piso superior da Bancada Sul.

21.16 - Primeiro lance de perigo do encontro. Cruzamento de Luís Filipe na direita, Cardozo assiste Nuno Gomes no "coração da área", mas o dianteiro luso encontrava-se em posição de fora -de-jogo. Na resposta, o Leixões respondeu com um remate forte de fora da área.

21.15 - O jogo está animado, com ambas as equipas a mostrarem vontade de chegar à baliza contrária. Ainda sem grandes lances de perigo, Leixões e Benfica têm contribuído para uma partida com ritmo elevado. Uma referência para a ala direita dos encarnados que, esta noite, é feita a "meias" por Nélson e Luís Filipe, que têm trocado várias vezes de posição.

21.12 - Terminou o encontro em Braga. O FC Porto venceu os arsenalistas por 2-1, com um "bis" de Quaresma. Pelo lado dos arsenalistas marcou João Vieira Pinto.

21.03 - Começou o jogo no Bessa. O Leixões alinha com o seu equipamento tradicional, com riscas verticais vermelhas e brancas, calção branco e meias vermelhas. Já o Benfica tem de usar o "jersey" alternativo, com camisola rosa, calção cinzento e meias brancas.

20:45 - Nuno Gomes esteve a ser assistido no decorrer do aquecimento, tendo mesmo saído do relvado. Relembre-se que o avançado esteve alguns meses a recuperar de uma pubalgia, tendo mesmo sido sujeito a uma intervenção cirúrgica no final da última época. Ainda assim, não parece ser caso para preocupação já que vai mesmo iniciar o encontro no Bessa.

20:40 - Os adeptos do Leixões corresponderam aos apelos dos dirigentes e marcam presença em peso no Estádio do Bessa. A vinte minutos do início da partida, as bancadas ainda se apresentam algo despidas, mas aguarda-se uma boa casa, uma vez que a Direcção leixonense anunciou que a venda de bilhetes decorreu em bom ritmo nos últimos dias. Esta será a estreia dos "bebés" na I Liga, após 19 anos em escalões secundários.

20:30 - Já são conhecidas as equipas iniciais de Leixões e Benfica, para o jogo que terá arbitragem de Jorge Sousa, da AF Porto, coadjuvado por José Ramalho e José Luís Melo. O 4.º árbitro é Marco Ferreira.
Leixões - Beto, Ezequias, Elvis, Nuno Diogo, Paulo Machado, Pedro Cervantes, Roberto, Bruno China, Vieirinha, Jorge Gonçalves e Marco Cadete. Treinador: Carlos Brito. Suplentes: Jorge Baptista, Rubem, Hugo Morais, Joel, Nwoko, Jorge Duarte e Tales Schultz.
Benfica - Quim, Luis Filipe, Katsouranis, David Luiz, Léo, Petit, Nélson, Nuno Assis, Rui Costa, Nuno Gomes e Cardozo. Treinador: Fernando Santos. Suplentes: Butt, Mantorras, Miguelito, Andrés Diaz, Fábio Coentrão, Bergessio e Miguel Vítor.

Sem comentários: